Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de março de 2016

Um pouco mais sobre o Aragwaksã - A conquista do povo Pataxó

Como vimos na postagem anterior, uma das principais festas do povo Pataxó é o Aragwaksã. O Aragwaksã é comemorado desde o ano de 1999 na Reserva da Jaqueira na Aldeia Coroa Vermelha, acontece sempre no dia primeiro de agosto e pode-se estender por até três dias de festa. É uma comemoração que envolve muitos outros rituais. Durante o Aragwaksã o povo Pataxó canta, dança, realiza seus casamentos tradicionais, batismo, a caçada do guerreiro e ainda praticam modalidades esportivas. É um momento de confraternização. Participam mais de quinze aldeias, os pajés e a liderança e ainda é aberto a turistas, e outras pessoas de fora da tribo que desejam conhecer mais sobre essa cultura.

Durante o Aragwaksã os índios Pataxó comemoram a grande conquista, que foi o estabelecimento de seu espaço na Reserva da Jaqueira. Eles aproveitam este marco importante na história, comemorado todos os anos, para conservar a tradição e cultura de seu povo. No decorrer dos atos festivos eles se fortalecem enquanto comunidade. No Aragwaksã eles têm a oportunidade de passar às suas crianças o conhecimento dos mais velhos, de passarem a consciência da origem de sua etnia, vivenciando e praticando seus costumes e tradições.

Em 2016 deverá ser comemorado o 18º Aragwaksã. Para ilustrar essa festa veja fotos do Aragwaksã de 2014:






















Brenda Salzmann.


FONTE:
Muká Mukaú Portal da Cultura Viva Pataxó. 2011. Acesso in 22/03/2016. Disponível em <http://www.mukamukaupataxo.art.br/Celebracoes>.
Fotografias: Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Cabralha. 2014. Acesso in 22/03/2016. Disponível em <http://cabralia.ba.gov.br/Materia_especifica/6579/16o-Aragwaksa---A-conquista-do-povo-Pataxo>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário